A Itaipu disponibiliza a tecnologia das lajes convencionais e treliçadas primando pela qualidade do material desde a dosagem do concreto, moldagem, até os preenchimentos que podem ser de cerâmica ou EPS (isopor). A utilização do EPS reduz significativamente o peso próprio da estrutura e permite aumento de resistência a sobrecarga, além de proporcionar ótimo isolamento termo-acústico.

1. Lajes pré-moldadas Treliçadas
Desenvolvida na Europa, são utilizadas com grande sucesso na construção civil em todo o mundo por superar grandes vãos, suportar grandes cargas, reduzir mão-de-obra gerando maior rapidez na montagem. A Laje Treliçada possibilita perfeita adequação a inúmeras aplicações de maneira racional e competitiva.
Trata-se de uma estrutura de aço soldado em forma de treliça com dois banzos inferiores e um banzo superior, recebendo mais a armadura (ferragem) adicional. Esta armadura e a altura variam de acordo com o vão livre e a sobrecarga que receberá a laje. Em alguns casos, pode ser necessário armar a laje de forma bidirecional.

2. Lajes pré-moldadas convencionais

Trata-se de vigotas de concreto estrutural em formato de “T”. Depois da cura, são levadas até a obra e montadas sobre o escoramento e as vigas ou formas com espaçamento onde serão colocados os preenchimentos como as lajotas cerâmicas (tijolos) ou o EPS. Recomenda-se fazer malha de aço para distribuição de cargas, bem como a colocação de negativos em casos de balanços e transição de panos, garantindo a estabilidade da estrutura.

3. Caixas de Luz em concreto
As caixas de passagem são produzidas em concreto com uma caixa de PVC sextavada dupla embutida, permitindo o encaixe dos conduites para a instalação elétrica. Dispensa qualquer escoramento ou amarração já que adaptam-se perfeitamente nas lajes.

4. Tabelas de vãos e sobrecargas suportadas pelas Lajes Pré-moldadas
Apresentamos a seguir algumas tabelas com informações importantes para o dimensionamento das lajes.

Convencional

Vão livre máximo 5,70 m
Sobrecarga acidental 200 kgf/m²
Altura da laje (sem capa de concreto) 0,08 m
Peso próprio da laje com preenchimento em lajota cerâmica (sem capa de concreto)¹ 59 kg/m²
Peso próprio da laje com preenchimento em EPS (sem capa de concreto) 31 kg/m²

¹ Este peso foi considerado utilizando o peso médio do material seco e pode variar conforme a o porcentual de umidade na peça.

Recursos adicionais:

  • Caixas de passagem (caixinhas de luz) em concreto;
  • Vigotas encostadas lado a lado para reforço em determinados pontos da laje;
  • Faixas maciças para reforço (conforme indicação do engenheiro responsável pela obra);

Treliçadas

Tr 8
Vão livre máximo 4,80 m
Sobrecarga acidental máxima¹ 600 kgf/m²
Altura da laje (sem capa de concreto) 0,08 m
Peso próprio da laje com preenchimento em lajota cerâmica (sem capa de concreto)² 48 kg/m²
Peso próprio da laje com preenchimento em EPS (sem capa de concreto) 14,5 kg/m²
Tr 12
Vão livre máximo 6,60 m
Sobrecarga acidental máxima¹ 600 kgf/m²
Altura da laje (sem capa de concreto) 0,12 m
Peso próprio da laje com preenchimento em lajota cerâmica (sem capa de concreto)² 64 kg/m²
Peso próprio da laje com preenchimento em EPS (sem capa de concreto) 18 kg/m²
Tr 16
Vão livre máximo 8,40 m
Sobrecarga acidental máxima¹ 600 kgf/m²
Altura da laje (sem capa de concreto) 0,16 m
Peso próprio da laje com preenchimento em lajota cerâmica (sem capa de concreto)² 81 kg/m²
Peso próprio da laje com preenchimento em EPS (sem capa de concreto) 22,5 kg/m²
Tr 20
Vão livre máximo 10,20 m
Sobrecarga acidental máxima¹ 600 kgf/m²
Altura da laje (sem capa de concreto) 0,20 m
Tr 25
Vão livre máximo 11,40 m
Sobrecarga acidental máxima¹ 500 kgf/m²
Altura da laje (sem capa de concreto) 0,20 m

¹ Pode-se fazer cálculo para sobrecargas maiores. Para isto, consulte-nos e faremos orçamento de acordo com a obra;
² Este peso foi considerado utilizando o peso médio do material seco e pode variar conforme a o % de umidade na peça.

As resistências a sobrecarga acidental máximas que constam nas tabelas é inversamente proporcional ao vão a ser vencido. Podem ser avaliadas situações que não se enquadrem nestas tabelas, podendo chegar a mais de 1.000 kgf/m² de sobrecarga, mas estas especificidades serão discutidas e desenvolvidas em parceria com o engenheiro responsável pela obra.

5. Recursos adicionais

  • Caixas de passagem (caixinhas de luz) em concreto;
  • Vigotas encostadas lado a lado para reforço em determinados pontos da laje;
  • Faixas maciças para reforço (conforme indicação do engenheiro responsável pela obra);
  • Lajes bidirecionais conforme projeto estrutural proposto pelo engenheiro da obra.

6. Observações:
A espessura da capa de concreto deverá ser determinada pelo engenheiro responsável pela obra e é considerada a partir da altura da vigota.

Os demais elementos estruturais como balanços e malha de distribuição de cargas serão de responsabilidade do engenheiro da obra (do cliente) que indicará a armadura necessária para suportar o peso próprio mais a sobrecarga acidental e outros elementos construtivos.

Confira algumas recomendações para a montagem e concretagem das lajes